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Porquê o Vanda Santos, a Liderança e a Compaixão

A “Vanda Santos – Compaixão” nasceu com o propósito de dar uma casa ao trabalho desenvolvido desde há quase 15 anos. Mais do que uma marca, a vontade é que esta fosse a marca que refletisse quem sou, aquilo em que eu acredito – e que todas as pessoas que já passaram pelo meu percurso também acreditaram e beneficiaram – e que refletisse também todo o trabalho que desenvolvemos juntos. Esta é também uma jornada pessoal.

Compaixão é o pragmatismo do que precisamos na vida e nas organizações. Cada vez mais sabemos que a compaixão não é uma utopia, não é um cliché, e muito menos uma vertente romântica da vida. E eu sei disso pois eu estou lá há mais de 22 anos. Com esse pilar tem sido possível resolver conflitos, dar feedbacks construtivos, criar equipas sólidas, reconstruir e inovar a partir do zero.

Compaixão – na sua forma mais simples – é o movimento a seguir à empatia, que é um conceito já bastante difundido e que significa “entender o que se passa do outro lado”. Dito de outra forma, eu, além de entender, sinto. Mas a compaixão é mais do que isso. Além de entender, eu sinto, e motivo-me para ajudar o outro.

Nos processos de liderança pessoal, de carreira ou até mesmo na dinamização de formações e retiros, é essencial promover um ambiente acolhedor e compassivo para promover um crescimento pessoal e profissional sólido. Desenvolve-se a resiliência perante desafios e a abordagem mais construtiva perante erros e fracassos. Além disso, o maior desafio é a auto-liderança versus a auto-compaixão, tão necessário num processo de crescimento contínuo.

Quando falamos em liderança – e, naturalmente, em desempenho – a compaixão emerge como um catalisador para o sucesso organizacional.

Líderes que cultivam a compaixão, cultivam um ambiente que promove o envolvimento das pessoas, a resolução construtiva de conflitos e impulsiona a inovação.

Ao dar verdadeira importância ao bem-estar as empresas prosperam, não apenas a curto prazo, mas também constroem uma imagem sólida, conquistando a preferência dos clientes.

Compaixão, mais que uma virtude moral, é uma estratégia essencial para a eficácia e sustentabilidade das organizações a longo prazo.

Na essência da vida, percebemos que a liderança começa internamente; liderar a nós mesmos é a chave para prosperar e crescer em todas as áreas. Nesse percurso, a compaixão emerge como um aliado vital, pois quando nutrimos a empatia e o cuidado por nós mesmos, fortalecemos o alicerce para uma liderança autêntica, gerando impacto não apenas nas nossas carreiras, mas em toda a jornada de vida.

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